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Governança no DNIT

  No que diz respeito ao setor público, a Governança tem a função de orientar e monitorar a atuação da gestão, por intermédio de mecanismos de estratégia, liderança e controle visando, principalmente, a implementação de políticas públicas e a prestação de serviços para a sociedade.

  Governança diz respeito a estruturas, funções, processos e tradições organizacionais que visam garantir que as ações planejadas sejam executadas de tal maneira que atinjam seus objetivos e resultados de forma transparente.

Funções da governança

•Definir o direcionamento estratégico;
•Supervisionar a gestão;
•Envolver as partes interessadas;
•Gerenciar riscos estratégicos;
•Gerenciar conflitos internos;
•Auditar e avaliar o sistema de gestão e controle;
•Promover a accountability (prestação de contas e responsabilidade) e a transparência.

  O sistema de governança no setor público reflete a maneira como diversos atores se organizam, interagem e procedem para obter boa governança. Envolve, portanto, as estruturas administrativas (instâncias), os processos de trabalho, os instrumentos (ferramentas, documentos etc.), o fluxo de informações e o comportamento de pessoas envolvidas direta, ou indiretamente, na avaliação, no direcionamento e no monitoramento da organização.

Sistema de Governança Corporativa

De acordo com a Portaria nº 1.969 de 24/10/17, publicada no dia 25 de outubro de 2017 o Comitê de Governança deve assessorar as deliberações da Diretoria Colegiada do DNIT sobre questões de governança do Órgão. Nesta encontra-se também o Regimento Interno do Comitê.