Você está aqui: Página Inicial > GERENCIAMENTO DE PROCESSOS > Conceitos Fundamentais

Conceitos Fundamentais

Macroprocesso

São agrupamentos lógicos de processos por meio dos quais pode-se observar a organização segundo arranjos que visam cumprir funções da organização específicas e importantes para o cumprimento de sua missão. Mantêm correspondência com os objetivos e atribuições das unidades organizacionais, desdobrando-se em níveis menores, onde se localizam os processos que os constituem e que expressam, em último nível, o conjunto de ações empreendidas pelas unidades envolvidas na execução.

Processo

Os processos são a unidade básica de trabalho da Gestão de Processos em qualquer organização. Entender seu significado e relevância é fundamental para desenvolvimento da cultura de melhoria contínua nas organizações, sejam públicas ou privadas. Assim como outras muitas expressões utilizadas nas organizações públicas (p.ex. estratégia, função), o termo processo, a priori, pode assumir entendimentos distintos daquele que se aplica ao contexto de gestão de processos organizacionais, onde é associado a rotinas de trabalho, atividades realizadas com finalidades semelhantes. Neste sentido, processo deve ser entendido como:

União de conhecimentos, recursos materiais, tecnologias, metodologias e pessoas, organizados segundo uma lógica particular para receber insumos específicos necessários para a execução de atividades inter-relacionadas e orientadas para produzir resultados previamente planejados, direcionados para outros processos da organização, para seus clientes e para a sociedade em geral.

Indicadores

Indicadores são artefatos de mensuração que acompanham o progresso das ações empreendidas em uma organização em relação a objetivos e/ou metas estabelecidos, sejam no plano estratégico, tático ou operacional.

No plano da gestão estratégica, devem ser acompanhados ao longo do tempo para avaliar o índice de alcance dos componentes da estratégia formulada para a organização, possibilitando seu realinhamento.

No plano operacional, estabelecem de forma objetiva quais características devem ser acompanhadas ao longo do tempo para avaliar e melhorar o desempenho do processo.

Melhoria Contínua

É um modelo de gestão orientado para processos, inspirado no ciclo básico PDCA que busca manter ativas e permanentes as iniciativas de gerenciamento e incremento dos processos de trabalho nas organizações.

Melhoria Contínua