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Gerenciamento de Processos

O gerenciamento de processos é um componente da estratégia organizacional adotado pela Diretoria Executiva – DIREX para a busca de níveis mais altos na excelência de gestão. A adoção das práticas de BPM – Business Process Method, visa estabelecer padrões e promover ganhos de produtividade para aumentar o nível de satisfação dos colaboradores e clientes, bem como promover um maior alinhamento de todas as unidades com a estratégia organizacional formulada. Além disso, estabelece os parâmetros para implantação de um ciclo de melhorias contínuas para as rotinas de trabalho, incorporando regularmente novas práticas e inovações que mantenham elevados níveis de desempenho.

Cadeia de Valor

Conceito introduzido por Michael Porter, que enfatiza a necessidade de se otimizar atividades e processos para agregação de valor ao produto ou serviço fornecido para o cliente da organização.

Trata-se de uma representação gráfica em um modelo que visa sintetizar a organização segundo o arranjo de suas funções estruturantes, constituindo-se em um nível de observação em alto nível de um contexto organizacional a ser gradativamente decomposto, até que se alcance o entendimento dos processos de trabalho propriamente ditos.

Nesse sentido, tanto a organização como um todo, quanto qualquer de suas partes, podem ser representadas em cadeias de valores que particularizem os processos ali realizados, ou seja, os conjuntos de atividades que os definem. Assim, a cadeia de valor de primeiro nível expressa a visão mais elevada da organização, traduzindo suas grandes funções administrativas em macroprocessos que, ao serem detalhados, geram outras cadeias de valor (2°, 3°, 4° níveis, etc), que detalham as ações realizadas para o atendimento de objetivos específicos da organização.

É importante destacar que as cadeias de valor compõem-se de processos que perpassam a organização horizontalmente, não expressando as hierarquias de poder estabelecidas e que são usualmente traduzidas em organogramas de fácil entendimento pelos colaboradores e mesmo pelo público externo. Ao contrário, as cadeias de valor representam o encadeamento lógico das atividades desempenhadas, desde o surgimento das demandas até a produção dos resultados esperados, unindo todos os componentes organizacionais que concorrem para o alcance dos objetivos pretendidos, independentemente das relações de poder existentes entre as unidades que atuam nos processos contidos na cadeia de valor.

Cadeia de Valor do DNIT

Cadeia de Valor do DNIT